Ambas têm em comum a dificuldade em enxergar objetos próximos.
No entanto, há diferenças entre esses dois problemas de visão.
Começando pela idade:
- a Hipermetropia afeta de crianças a adultos, em qualquer momento da vida.
- Já a Presbiopia afeta pessoas a partir dos 40 anos, por isso é chamada de “vista cansada”.
O que é Hipermetropia?
Na Hipermetropia você tem dificuldade em enxergar objetos próximos.
Perto do seu campo de visão, você vê os objetos de maneira embaçada, mas enxerga melhor os objetos que estejam longe.
Quando surge a Hipermetropia?
A Hipermetropia surge por conta de uma alteração anatômica específica. O olho tem um comprimento menor ou a córnea uma curvatura mais plana do que o normal.
Não é incomum que crianças apresentem Hipermetropia, justamente por terem o globo ocular menor. Em muitos casos, porém, essa Hipermetropia pode sumir naturalmente com o crescimento da criança e, consequentemente, do globo ocular.
Contudo, o ideal é que o problema seja diagnosticado o mais rápido possível e tratado com cuidado, caso contrário pode levar ao desenvolvimento de outros problemas de visão, como o estrabismo acomodativo.
Os principais sintomas da Hipermetropia são:
- Dores de cabeça;
- Visão cansada;
- Dificuldade de concentração;
- Sensação de olhos pesados;
- Vermelhidão ou lacrimejamento nos olhos;
- Dificuldade em enxergar objetos próximos;
- Ardência nos olhos.
O que é Presbiopia?
A Presbiopia é popularmente conhecida como “vista cansada” ou “síndrome do braço curto”.
Ela é caracterizada pela dificuldade em enxergar objetos de perto, assim como a Hipermetropia. Mas a diferença é que a Presbiopia geralmente afeta pessoas a partir dos 40 anos e ocorre devido ao envelhecimento natural do cristalino do olho, enquanto a Hipermetropia não tem idade definida para o seu surgimento.
Quais fatores favorecem o desenvolvimento da Presbiopia?
Embora a Presbiopia costume se manifestar entre os 40 e 50 anos de idade, existem alguns fatores de risco que favorecem o seu desenvolvimento e podem adiantar o seu aparecimento:
- Pessoas com diabetes;
- Esclerose múltipla;
- Doenças cardiovasculares;
- Consumo de alguns medicamentos.
Os principais sintomas da Presbiopia são:
- Dificuldade para enxergar de perto;
- Afastar e aproximar objetos para focar;
- Dores de cabeça;
- Dificuldade para ler letras muito pequenas;
- Visão borrada para ler a uma distância normal;
- Vista cansada ou fadiga ocular;
- Precisa de muita luz para enxergar de perto.
Tratamentos para Hipermetropia e Presbiopia
Hipermetropia e Presbiopia não são problemas oculares graves, mas prejudicam a qualidade de vida do paciente. Por isso, diagnosticar e acompanhar a evolução do grau ainda é a melhor forma de corrigir o problema. O tratamento pode acontecer com o uso de óculos de grau, lentes de contato e também com a CIRURGIA DE CATARATA.
- Os óculos são a opção mais comum e frequentemente prescrita pelos oftalmologistas, com opções modernas e abrangentes.
- As lentes podem ser monofocais, corrigindo somente a dificuldade em enxergar de perto, ou multifocais, de forma a proporcionar uma visão melhor a curta, média e longa distância.
- E nos casos de Hipermetropia e Presbiopia, o momento mais adequado para corrigir o grau é durante a CIRURGIA DE CATARATA.
Cirurgia de Catarata com Correção de Hipermetropia
- O que caracteriza a Catarata é a perda de transparência na lente natural do olho, o cristalino.
- Isso dificulta a entrada de luz nos olhos, diminui a visão e pode até levar à cegueira.
- A Catarata pode ser CONGÊNITA, SECUNDÁRIA ou SENIL.
- Segundo o Conselho Brasileiro de Oftalmologia, o tratamento clínico – como a prescrição de óculos, tem efeito transitório. O tratamento farmacológico, com medicamentos, não tem efeitos comprovados.
- A CIRURGIA DE CATARATA, portanto, é a única opção para a recuperação da capacidade visual do portador da CATARATA SENIL.
- A boa notícia é que a CIRURGIA DE CATARATA, além de retirar a Catarata, hoje também pode corrigir o grau do olho. Isso porque a Lente Intraocular Artificial a ser implantada para substituir o cristalino opaco pode possuir grau e corrigir os erros de refração.
Cirurgia de Catarata com Correção de Presbiopia
A Presbiopia é uma condição que surge com o avançar da idade, assim como a Catarata. Como foi dito, é possível aproveitar a CIRURGIA DE CATARATA para corrigir também a “VISTA CANSADA”, através da inserção da Lente Intraocular Artificial que irá substituir o cristalino opaco.
Então, a CIRURGIA DE CATARATA corrige “VISTA CANSADA” porque são dois quadros oftalmológicos que apresentam uma melhora quando se substitui o cristalino. Além disso, são situações que ocorrem principalmente com o avançar da idade, sendo quase raro encontrar um paciente com Catarata que não tenha Presbiopia.
E como saber qual é a melhor Lente Intraocular para o seu caso? As Lentes Intraoculares têm tecnologias diferentes e funções bem específicas. Por isso é preciso que a equipe cirúrgica tenha amplo conhecimento e experiência no assunto.
Atualmente as mais utilizadas para a correção da Presbiopia com a Catarata são as Lentes do tipo Foco Estendido e as Lentes Trifocais. Mas cada tipo de Lente tem seus benefícios e desvantagens, e nenhuma irá substituir com perfeição o cristalino. Portanto, cabe ao médico – junto ao paciente e suas expectativas – definir o melhor tipo de Lente Intraocular para utilizar na cirurgia. Venha conversar conosco e saiba mais!
Clinica de Olhos Dr Diego Vieira
Tel.: (35) 3826-2657 | Cel.: (35) 98893-4606