Adaptação de Lentes
de Contato Especiais

A adaptação das lentes de contato é um ato médico exclusivo, uma parceria entre paciente e oftalmologista, que envolve várias etapas:

  • Consulta médica;
  • Exames complementares;
  • Avaliação clínica da escolha das lentes;
  • Processos de adaptação;
  • Controle médico periódico.

Ao médico cabe determinar as características das lentes (material, modelo,desenho e demais parâmetros técnicos) a serem utilizadas em cada caso.
Com vistas à segurança do procedimento, a indicação e processo de adaptação devem ser feitas pelo mesmo médico, sendo atos intransferíveis e não compartilhados.

Por ocasião, da entrega, você será treinado(a) para sua colocação e serão fornecidas instruções para manuseio, remoção, cuidados, período de uso e consultas de revisão.


Há riscos em usar Lentes de Contato?

Como todo corpo estranho em contato com a córnea, as lentes de contato apresentam riscos. Mas é claro que eles serão muito reduzidos se elas forem adaptadas de modo personalizado por um oftalmologista especializado.

Procure seu oftalmologista imediatamente em casos de dor ocular, vermelhidão, desconforto, inchaço, sensação de arranhão e secreção no olho ou quando não conseguir remover a lente.


Vantagens e Desvantagens

As VANTAGENS das lentes de contato em relação aos óculos são:

  • Maior campo visual;
  • Menor distorção e tamanho mais realista dos objetos;
  • Aumento da auto-confiança;
  • Eliminação dos óculos embaçados e dos pontos de pressão no nariz e nas orelhas.

As DESVANTAGENS das lentes são:

  • Necessitam de boa higiene ocular e cuidados regulares;
  • Alguns tipos de lentes precisam de um período de adaptação mais longo;
  • Algumas pessoas apresentam sensibilidade à luz e dificuldade no manuseio;

Tipos de Lentes de Contato

Durante a consulta, o Dr. Diego Vieira irá verificar seu problema visual e irá realizar, de forma minuciosa, seu exame oftalmológico.

Depois irá conversar com você sobre seu estilo de vida, a freqüência com que você irá usar suas lentes de contato e o tempo que terá para cuidar delas. É com base nessas informações que ele vai lhe sugerir o tipo de lentes mais adequado às suas características pessoais.

Existem basicamente 2 tipos de lentes de contato: as lentes de contato gás permeáveis e as lentes de contato gelatinosas.

As lentes gás permeáveis são compatíveis com a maioria dos colírios. São duráveis, de limpeza e manuseio fáceis e possibilitam visão bastante nítida, especialmente nos graus mais altos de astigmatismo. Por outro lado, exigem período de adaptação de 2 a 3 semanas. A adaptação às lentes gás permeáveis é fácil, a córnea raramente fica inchada.

As lentes de contato gelatinosas são extremamente confortáveis e podem ser de uso diário ou prolongado. As lentes gelatinosas quase não são percebidas no olho e podem ser de rápida adaptação. São adaptadas em cores que realçam ou mudam a cor dos olhos e são adequadas aos esportes, pois raramente se deslocam. As lentes gelatinosas podem se danificar com maior facilidade. Necessitam de permanente manutenção, pois a proteína e o muco depositados pelo organismo nas superfícies anterior e posterior da lente podem reduzir sua duração e/ou causar alergia ocular.


Lentes Esclerais

As LENTES DE CONTATO ESCLERAIS foram as primeiras lentes a serem desenvolvidas para corrigir irregularidades da córnea com o uso de conchas esclerais de vidro que melhoravam muito a visão do paciente.

Com o advento dos materiais gás permeáveis, as lentes esclerais voltaram muito mais modernas aos nossos dias proporcionando melhor visão aos pacientes sem o inconveniente da falta de oxigênio para a córnea.

Essas lentes tem uma ampla indicação para os pacientes portadores de baixa da acuidade visual que não melhoram com o uso de óculos e nem com o uso das lentes de contato gás permeáveis corneanas.

A LENTE ESCLERAL tem como indicação:

  • Ceratocone
  • Degeneração marginal pelúcida da córnea
  • Ectasias corneanas secundárias (pós transplante de córnea, pós cirurgia refrativa e pós trauma ocular perfurante)
  • Altas miopias
  • Olho seco
  • A lente escleral é uma grande conquista da contatologia moderna e somente um oftalmologista que se dedica a lentes de contato está apto a adaptá-la.

Quer saber mais sobre a ADAPTAÇÃO DE LENTES DE CONTATO ESPECIAIS?
Clique aqui para agendar uma consulta ou ligue: (35) 3826-2657

Iniciar conversa
Fale Conosco
Olá👋, tudo bem? Entre em contato conosco🙂clicando no botão abaixo.👇
Powered by