de Catarata

O único tratamento para a catarata é a cirurgia. Ela é de baixo risco, rápida e feita sob anestesia local, mas exige cuidados pós-operatórios como qualquer outra intervenção cirúrgica. Seu objetivo é substituir o cristalino danificado por uma lente artificial que recuperará a visão perdida. O cristalino pode ser retirado inteiro ou por facoemulsificação (um aparelho tritura e aspira o cristalino). Esse processo tem a vantagem de não exigir pontos de sutura.

A Cirurgia de Catarata (Facectomia) é realizada visando à recuperação total do olho afetado, mas o nível de recuperação visual vai depender da existência ou não de doenças, de alterações de outras estruturas oculares associadas à catarata (doenças da córnea, doenças da retina e do nervo óptico, principalmente) e, também, da magnitude dos riscos e complicações que podem ocorrer durante e após qualquer cirurgia.

Na remoção da Catarata por Facoemulsificação, as vantagens são muitas:

• Menor tempo de cirurgia
  • Menor incisão cirúrgica
  • Ausência de ‘’pontos’’
  • Possibilidade de se implantar lentes intraoculares (LIO) dobráveis, reduzindo, assim, o risco de infecções.

Recomendações:

• Não use colírios, especialmente os que contêm corticóides, sem recomendação médica, e respeite o prazo determinado pelo médico para a aplicação do medicamento;
  • Procure um oftalmologista imediatamente se notar qualquer inflamação ou sofrer algum trauma na região dos olhos;
  • Consulte também o oftalmologista sempre que notar alguma alteração visual. A evolução da catarata é lenta, pode ocorrer primeiro em um dos olhos e a pessoa vai se acostumando com a perda progressiva da visão;
  • Não tenha medo da cirurgia. Os resultados são animadores e a recuperação muito rápida.

Quer saber mais sobre a CIRURGIA DE CATARATA?