O que é Ceratocone? Sintomas, Diagnóstico e Tratamentos

O que é Ceratocone? Causas, Sintomas, Diagnóstico e Tratamentos

Tratamentos do CERATOCONE que ajudam a deter a sua progressão.

O que é o CERATOCONE?

O ceratocone é uma doença oftalmológica degenerativa que resulta em uma redução da rigidez e da espessura da Córnea (membrana transparente que protege o olho), tornando-a mais fina, curva e adquirindo a forma de um cone, o que dá o nome à doença.

A sua deformação leva a uma série de problemas como a Miopia e o Astigmatismo, visão embaçada, visão dupla e/ou sensibilidade à luz. Apesar de ser irreversível, essa condição tem tratamentos que ajudam não apenas na convivência com o problema, mas também a deter a sua progressão.

Causas do CERATOCONE:

O Ceratocone apresenta um componente genético e hereditário bastante importante: quem apresenta casos na família, especialmente em parentes de primeiro grau, têm mais predisposição de desenvolver esta doença.

Com frequência, o Ceratocone está presente em pessoas alérgicas e a sua ocorrência aumenta nos pacientes que costumam coçar os olhos.

O ato de coçar os olhos (principalmente de forma copiosa, com força) tende a enfraquecer a rigidez natural da Córnea, facilitando a sua deformação e podendo induzir e piorar o Ceratocone.

Outras causas do Ceratocone ainda não estão completamente definidas, embora já se saiba que ele acontece mais frequentemente em adolescentes e adultos jovens.

Sintomas do CERATOCONE:

• Perda progressiva da visão
  • Sensibilidade à luz (fotofobia);
  • Comprometimento da visão noturna;
  • Visão dupla (imagens fantasmas);
  • Halos noturnos.

Diagnóstico e exames para o CERATOCONE:

Para um diagnóstico exato do problema, é importante antes de tudo que o paciente busque o oftalmologista ao notar qualquer alteração na visão, já que assim como outros problemas nos olhos é fundamental o diagnóstico precoce.

O diagnóstico do Ceratocone é feito com base na avaliação clínica e com de exames oftalmológicos para a caracterização da córnea, que podem incluir:

Tratamentos para o CERATOCONE:

Se você está enfrentando algum dos sintomas mencionados acima ou tem histórico de ceratocone na família, é muito importante procurar um oftalmologista o quanto antes.

Agende uma consulta conosco e saiba mais sobre o ceratocone e outros problemas de visão! 👨‍⚕️👁️

Clinica de Olhos Dr Diego Vieira

Tel.: (35) 3826-2657  |  Cel.: (35) 98893-4606