Doenças oculares que podem levar a cegueira – Abril Marrom

“Não negligencie sua visão: visite um médico oftalmologista.”

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 60% a 80% dos casos de cegueira são evitáveis quando as doenças que podem causá-la são identificadas em seus estágios iniciais.

Quais doenças oculares podem levar à cegueira?

Entre as principais doenças estão:

• CATARATA: a causa mais comum está associada a idade e os principais sintomas são visão dupla ou nebulosa e sensibilidade à luz;
  • GLAUCOMA: é causada principalmente pela elevação da pressão intraocular (pressão dentro dos olhos) e o principal sintoma são manchas escuras no olho;
  • ERROS REFRATIVOS: são condições adversas à visão que direcionam a luz para focá-la na retina, as mais comuns são miopia, astigmatismo e hipermetropia;
  • RETINOPATIA DIABÉTICA: está diretamente relacionado às pessoas que têm diabetes e seu principal sintoma são ponto ou manchas escuras flutuando na visão.
  • DEGENERAÇÃO MACULAR RELACIONADA À IDADE (DMRI): como o próprio sugere, é uma degeneração causada pela idade, que debilita a visão central. O principal sintoma é a pessoa enxergar uma mancha no centro da imagem, não conseguindo ver com nitidez.

Tipos de cegueira:

Engana-se quem pensa que cegueira é tudo igual, do ponto de vista médico, a cegueira pode ser dividida em cinco categorias:

• Cegueira parcial ou cegueira legal: quando a pessoa só consegue enxergar alguns vultos ou perceber projeções luminosas. É possível fazer algumas atividades sem adaptação
  • Cegueira total: visão nula. Não é possível perceber nem mesmo projeções de luz
  • Cegueira noturna: dificuldade ou incapacidade de enxergar em ambientes com pouca luz
  • Cegueira infantil: deficiência visual em crianças
  • Ambliopia: diminuição da visão devido a algum déficit neurológico; ocorre na infância.

5 exames oftalmológicos de rotina que você precisa fazer

A importância dos exames oftalmológicos de rotina

Os exames oftalmológicos de rotina são essenciais para monitorar a saúde ocular e identificar problemas precocemente.

Mesmo que você não tenha sintomas visuais aparentes, é fundamental fazer esses exames regularmente, especialmente se você tiver histórico familiar de doenças oculares. A detecção precoce de problemas como glaucoma, catarata e degeneração macular permite que o tratamento seja iniciado em estágios iniciais, melhorando as chances de preservar a visão.

A saúde ocular é um aspecto essencial do bem-estar geral, e fazer exames oftalmológicos de rotina é uma maneira fundamental de garantir que seus olhos permaneçam saudáveis e funcionais.

O Abril Marrom é sobre saúde, conscientização e fazer tudo o que está ao nosso alcance para prevenir um quadro permanente de cegueira.

Lembre-se de que a prevenção é sempre o melhor caminho, e agendar consultas regulares com um oftalmologista é a chave para uma visão saudável ao longo da vida.

Para uma avaliação completa, AGENDE SUA CONSULTA agora mesmo 👨‍⚕️👁️

Clinica de Olhos Dr Diego Vieira