Exame de
Paquimetria

O exame de PAQUIMETRIA ULTRASSÔNICA mede a espessura da córnea. O olho do paciente é anestesiado com colírios, e uma sonda é delicadamente colocada em contato com a córnea. As medidas podem ser feitas na área central, paracentral e periférica da córnea. O aparelho registra as medidas, que são armazenadas para depois serem impressas.

A córnea é a membrana transparente através da qual visualizamos a íris, que dá cor aos olhos, e a pupila. Fazendo uma comparação para facilitar a compreensão, a córnea corresponderia ao vidro de um relógio através do qual vemos o mostrador e os ponteiros. Além de permitir a passagem da luz que vai dos objetos até a retina, a córnea funciona como uma poderosa lente, focalizando as imagens.

Qual a indicação?

• Acompanhamento da evolução de doenças que influenciam na espessura da córnea, avaliando alterações que levem a sua redução: doenças como o ceratocone, degeneração marginal pelúcida, úlcera periférica de Mooren’s, traumatismos e úlceras de córnea (infecciosas ou não infecciosas, como a artrite reumatóide do adulto, e outras doenças reumáticas, olho seco).
  • Avaliação de córneas com doenças que levam ao aumento de sua espessura: edema após traumatismo, distrofias endoteliais e estromais, ceratites herpéticas ou autoimunes e alguns tipos de degenerações. Há casos de malformações oculares com aumento da espessura da córnea (esclerocórnea, megalocórnea) e casos com redução (síndrome da disgenesia mesoectodérmica de Peters).

Orientações:

• Não necessita de preparo prévio do paciente;
  • Não suspender medicamentos e/ou colírios em uso;
  • Utiliza colírio anestésico (cujo efeito é de 15 minutos);
  • Após instilar colírio anestésico, a sonda de ultrassom toca por repetidas vezes a superfície da córnea (método indolor), fornecendo várias medidas em micra;
  • Dependendo da especificação do caso, pode-se realizar as medições em diversas posições;
  • Necessita cooperação para fixar o olhar durante o exame.

Quer saber mais sobre a PAQUIMETRIA?