Dr. Diego Vieira é Especialista em Ceratocone e atua em Lavras, Minas Gerais.
O que é o Implante de Anel Intraestromal?
O Implante de Anel Intraestromal é uma cirurgia para colocação de um anel na córnea que corrige ou diminui deformações crônicas, regulariza, aplana e melhora a visão do paciente, tornando-a mais nítida e clara.
É indicado quando:
- a correção com óculos ou Lentes de Contato já não apresenta o efeito desejado;
- o paciente não vem tolerando bem o uso de Lentes de Contato;
- o Ceratocone está em franca evolução.
Como é feito o Implante de Anel Intraestromal?
- O ANEL INTRAESTROMAL é feito de PMMA (um polímero acrílico e inerte). Durante a cirurgia, ele é implantado no interior do tecido corneano.
- O procedimento é realizado em centro cirúrgico, sob anestesia local.
- O IMPLANTE DE ANEL INTRAESTROMAL faz com que a superfície anterior da córnea fique mais plana, aproximando-se da sua curvatura normal.
- O resultado da cirurgia é a correção ou diminuição do astigmatismo e da irregularidade corneana e a acuidade visual costuma acontecer rapidamente.
- Por se tratar de um procedimento menos invasivo, o ANEL INTRACORNEANO apresenta um menor índice de complicações e tem vantagens sobre outros procedimentos cirúrgicos.
- Entre as vantagens cirúrgicas, está a possibilidade de remoção do anel em caso de complicações.
Todos que têm Ceratocone colocam o Anel Intraestromal?
- Há o momento certo para a colocação do Anel Intraestromal.
- As formas de tratamento para a correção do Ceratocone e Astigmatismo devem ser definidas de acordo com a severidade da doença e a baixa visual.
- Nas fases iniciais, em que o Astigmatismo e a irregularidade da córnea não são acentuadas, a compensação do defeito visual pode ser feita através de óculos e Lentes de Contato.
- Os óculos são utilizados na fase inicial da doença.
- As Lentes de Contato Especiais para Ceratocone são indicadas nas fases seguintes, quando há aumento do Astigmatismo, com piora da acuidade visual.
- O Implante de Anel Intraestromal é indicado quando o Ceratocone está em franca evolução, quando a correção com as lentes de contato não apresenta mais o efeito desejado, ou quando o paciente não tolera bem o uso das lentes de contato. No entanto, a evolução dos materiais utilizados nas novas Lentes de Contato Especiais pode estar sendo efetiva, porque os pacientes parecem ter maior tolerância a elas.
Consultas regulares evitam complicações.
Clínica de Olhos Dr Diego Vieira
Excelência em Oftalmologia
tel. (35) 3826-2657