Cirurgia Refrativa
a Laser

O que é a Cirurgia Refrativa?

A CIRURGIA REFRATIVA corrige os erros de refração do olho. Os mais comuns são: a miopia, a hipermetropia e o astigmatismo.

A refração é um fenômeno físico de mudança na velocidade da luz, que altera o comprimento da onda e faz com que a imagem (no caso do olho), seja projetada na retina. Quando uma pessoa possui um erro refrativo, a córnea tem um formato irregular e a luz que se projeta na retina não atinge o ponto correto, provocando uma visão distorcida ou borrada.

A CIRURGIA REFRATIVA utiliza o excimer laser para remodelar a córnea, e assim ajustar a direção da luz para a retina, com o objetivo de proporcionar a máxima independência possível do uso de óculos ou lentes de contato. Através de exames avançados, é possível identificar exatamente em que áreas a córnea precisa ser corrigida, e o excimer laser faz o “desgaste” necessário para obter o resultado planejado.


Como funciona a Cirurgia Refrativa?

A CIRURGIA REFRATIVA é realizada de forma personalizada, isto é, considerando todas as características do paciente, de modo a respeitar não somente o seu grau de refração, mas também a curvatura, comprimento do olho, entre outras questões.

O procedimento pode ser realizado, basicamente, através de dois métodos:

Método PRK: nele há aplicação do laser diretamente na superfície do olho;

Método LASIK: nele se abre um flap para o uso do laser no interior da córnea, fechando a parte superficial logo após o procedimento.

Justamente por sua personalização, a CIRURGIA REFRATIVA pode ser realizada em praticamente qualquer pessoa que possua erros refrativos.


Tipos de Cirurgia Refrativa:

Existem diferentes técnicas para a realização da cirurgia refrativa. Conheça os detalhes sobre cada uma:

CIRURGIA REFRATIVA LASIK

Na cirurgia refrativa pelo método LASIK, é realizado um “flap”, isso é, corta-se a membrana externa para formar uma espécie de tampa. Depois disso, aplica-se o laser na córnea, corrigindo o grau.

Geralmente, esse método é melhor em casos de córneas mais grossas, uma vez que o laser precisa atuar diretamente na córnea para obter um resultado mais efetivo, além de ser recomendado para quem deseja uma recuperação mais rápida.


CIRURGIA REFRATIVA COM FEMTOSEGUNDO

Este tipo de laser é um complemento a técnica LASIK, no qual o flap é realizado através de pulsos com luzes infravermelhas de um femtosegundo (correspondente a 0.000000000000001 segundo), havendo depois a aplicação do laser que ajustará o grau.

Isso permite que não haja o contato com nenhuma lâmina durante o processo operatório, diminuindo os riscos de complicações e ajudando no processo de recuperação, tornando o processo mais seguro e rápido.


CIRURGIA REFRATIVA PRK

Na cirurgia com a técnica PRK, o procedimento é realizado através da remoção do epitélio, para então haver a aplicação do laser na córnea, corrigindo então o grau refrativo.

A técnica PRK pode ser realizada de duas formas, ou removendo a membrana superior através de uma raspagem feita com uma espátula, ou com o próprio laser, utilizando-o para tirar o epitélio e corrigir o grau logo em seguida.

O procedimento é indicado para córneas mais finas, uma vez que é possível uma remoção menor de tecido pela PRK, além de pessoas com problemas de regularidade no epitélio e opacidade nas camadas mais superficiais na córnea.


Quer saber mais sobre a CIRURGIA REFRATIVA A LASER?
Clique aqui para agendar uma consulta ou ligue: (35) 3826-2657

Iniciar conversa
Fale Conosco
Olá👋, tudo bem? Entre em contato conosco🙂clicando no botão abaixo.👇
Powered by